O inverno chegou oficialmente essa semana e com ele, aquela sensação odiada por uns e festejada por outros, onde os cenários de cada dia, enfeitados pela mãe natureza, ficam mais bonitos, principalmente nas manhãs e finais de tarde, em que o sol mesmo que tímido tem mais brilho.
Somente um país tropical como o nosso pode-se ter situações bastante distintas em cada ciclo de estação. O futebol também, em muitos aspectos, pode se comparar aos ciclos climáticos da natureza.
Há times que mudam de status como as estações do ano. Intercalam situações diferentes em uma mesma temporada. Há clubes que ao mesmo tempo que são odiados por alguns são enaltecidos por outros. Há momentos de beleza e outros que geram constrangimento.
Às vezes parece que o clima interfere no desempenho, pois algo que há pouco tempo dava tudo errado, de repente passa a dar tudo certo e vice-versa. As bolas que antes insistiam em bater na trave passam a entrar no gol. Até porque muitas vezes batem em alguém sem querer. São coisas do futebol.
Agora, em que estação estaria o time do Corinthians? Um time que iniciou o ano sem credito com a imprensa e inclusive com sua imensa torcida, e vai levando cada nova rodada com vitórias, mesmo sem apresentar um grande futebol.
Um grande desafio e teste seria agora neste jogo de ontem, contra o Grêmio que tem demonstrado um futebol mais vistoso. E o Grêmio jogando em sua casa, lotada. Alguns diziam ser uma decisão antecipada, coisa que eu discordo.
Mas valeu a aplicação tática do Timão para afastar ainda mais do segundo colocado no Campeonato Brasileiro. É impressionante como a energia está no ar. Tudo ajuda quando o vento está favorável.
O gol de ontem do Corinthians mostra bem isso. Uma jogada de sorte na esquerda com Paulo Roberto, onde o cruzamento chegou ao Jô e o mesmo errou a bola.
Eu sei que os corintianos vão insistir que ele furou de propósito, mas essa furada enganou os marcadores, chegando a bola de frente para o gol, onde o Jadson chutou mal e por isso facilitou que a bola passasse embaixo das pernas do excelente goleiro Marcelo.
Não estou aqui tirando o mérito do Corinthians, até porque ter sorte está sempre ao lado dos competentes. A dúvida que fica é, em um campeonato que transcorre praticamente o ano todo, o Corinthians mudará de estação? Que os especialistas climáticos do futebol lancem seus comentários!
Pelo menos essa é a minha opinião.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM