Um ponto que tem gerado bastante discussão e que trará muitos benefícios para Itajubá é a implantação do Instituto SENAI de Inovação, por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal, Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. O Instituto abrigará vários laboratórios de testes na área de eletricidade, dos quais, um deles, será o único na América Latina a contar com gerador de curto circuito de 2.200 MVA.
Segundo André Gesualdi, Diretor da FIEMG, o laboratório nasce de uma demanda brasileira de ensaios elétricos e atendimento da indústria elétrica do país. Já existe um laboratório do Grupo Eletrobrás no Brasil, extremamente voltado para pesquisa das concessionárias de energia, no entanto o grupo passa por dificuldades. O projeto surgiu para atender essa demanda.
O projeto está em curso e será denominado centro Empresarial de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica. A arquitetura moderna ficou por conta de Gustavo Penna, um dos mais brilhantes arquitetos brasileiros e uma empresa internacional foi contratada para desenvolver todo projeto elétrico. O laboratório será construído próximo à Subestação de 300 KV Itajubá III, por uma questão de logística de transporte e fornecimento de energia.
Na final de operação do laboratório, estima-se a criação de 100 empregos de altíssimo nível. Seguindo o cronograma já em curso, a expectativa de entrega da primeira fase do laboratório é o quarto trimestre de 2017, sendo que a fase final será entregue em 2018. Os investimentos são da ordem de 370 milhões de reais, dos quais 80 milhões já estão aprovados por um financiamento no BNDS.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM