Em 2014, com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento aos usuários, o PROCON iniciou um processo de fiscalização das agencias bancárias de Itajubá. A ação fiscalizou o cumprimento das legislações municipais e estaduais que tratam de atendimento bancário, considerando, entre outros pontos, o tempo máximo de atendimento, o fornecimento e controle de senhas e presença de cópia do Código de Defesa do Consumidor. Na época diversas agências foram multadas pelo órgão.
Em 2015 o PROCON retoma as ações de fiscalização, mas antes de começar com as ações, foi realizada uma reunião com as gerências das agências multadas, de maneira a esclarecer o que foi autuado e o que gerou multa. O encontro foi realizado em dezembro e contou com representantes de todas as agências do município de Itajubá. Segundo o Dr. Vinícius Marques, Coordenador do PROCON Itajubá, a reunião foi muito produtiva, com retorno de diversos gerentes.
Na oportunidade também foi oportunizado um canal de relacionamento das agências bancárias com o PROCON. As atividades de fiscalização serão iniciadas tão logo termine o período de férias, sendo que agora o órgão de defesa está finalizado o projeto Vitrine Legal tem Preço. Da primeira fiscalização realizada ano passo apenas uma agência não foi multada e algumas levaram apenas advertência.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM