Em breve, atendimentos no P.S. passarão por triagem e serão priorizados de acordo com a gravidade
No dia 03 de setembro, dez profissionais do Hospital Escola participaram do Curso de Triagem de Prioridades na Urgência, que os capacitou a utilizar o Protocolo de Manchester no atendimento de emergência. Através dos conhecimentos passados no curso, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), os atendimentos no Pronto Socorro serão organizados de acordo com o grau de gravidade dos casos.
Com carga horária de oito horas, o treinamento abordou conceitos de catástrofe, prioridades clínicas, avaliação e interpretação da dor. Foram apresentados possíveis casos clínicos para que os profissionais avaliassem e fizessem a triagem dos pacientes, definindo o fluxograma de atendimento em apenas seis minutos.
Para a médica Flávia Silva Simões, que passou pelo treinamento, com o protocolo o urgente terá realmente prioridade sob o não-urgente. Para ela, a triagem permite um acesso mais rápido ao melhor tratamento para cada caso.
Segundo o médico responsável pelo Pronto Socorro HE, João Carlos Vieira, os profissionais da área administrativa do Hospital também passarão pelo treinamento na próxima semana. “Em alguns meses, o Pronto Socorro estará adequado e dará início às normas do Protocolo”.
Fonte: AISI