O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado Dilzon Melo, estará em Itajubá no dia 28, para inaugurar a 1ª etapa do aterro sanitário que beneficiará a população não só de Itajubá, como também as cidades de Delfim Moreira, Piranguinho, Piranguçú, São José do Alegre e Wenceslau Brás. O aterro faz parte do Projeto Estruturador de Resíduos Sólidos, do governo de Minas que, por intermédio da secretaria de estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, investiu R$ 650 mil na obra que atenderá cerca de 90 mil pessoas.
O aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são enterrados em camadas alternadas de lixo e terra os resíduos sólidos gerados pela atividade humana – residências, indústrias, hospitalares, dentre outros. Este aterro melhorará a qualidade de vida dos habitantes das cidades, reduzindo o índice de doenças como febre tifóide, amebíase, leptospirose, e minimizará os impactos ambientais, já que conta com um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados que evita a contaminação dos lençóis freáticos, causando uma menor poluição ao meio-ambiente.
O aterro sanitário ainda é uma das soluções mais eficazes para acabar com os lixões a céu aberto que, além do mau cheiro, são responsáveis pela proliferação de insetos, ratos e outros animais, causando sério risco para saúde pública. O secretário de Estado, deputado Dilzon Melo e o governo de Minas não medem esforços para garantir recursos e firmar consórcios para o desenvolvimento dos municípios mineiros – são parceiros fundamentais na luta pela erradicação dos lixões e na melhoria de vida de seus cidadãos.
Fonte: Asscom/Sedru