O Seminário “Produção Associada ao Turismo nos Caminhos do Sul de Minas” – Programa PAT, realizado pelo Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – CTCSM em parceria com o SEBRAE Minas – Microrregional Itajubá, no dia 27 de março, contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. “O propósito do evento é apresentar as ações previstas para acontecerem ao longo de 2012 e os resultados do Programa PAT em 2011, bem como os números da primeira etapa do Mapeamento PAT. O Seminário marca um momento importante para o nosso Circuito Turístico”, afirmou o Presidente do CTCSM, José Maurício Carneiro da Silva.
Para 2012, está prevista a realização de uma “Vitrine Caminhos do Sul de Minas”, que acontecerá no Estado de São Paulo, na cidade de Campinas ou em Campos do Jordão. A localidade está em estudo pelas equipes do CTCSM e SEBRAE Itajubá. A Vitrine é uma ação de comercialização, promoção regional e de prospecção de negócios que acontece em localidades que se caracterizam como emissivas de turistas para o CTCSM, prioritariamente no Estado de São Paulo. É destinada aos produtores associados ao Circuito Turístico para exposição de roteiros e produtos da Produção Associada ao Turismo.
Outra ação prevista para o Programa PAT 2012 é o Workshop “Atuação em Feiras e Eventos”, com data a ser agendada. Também está programada a realização do curso “Liderança para Desenvolvimento Local”, no mês de maio, e do curso “Técnicas de Negociação”, no mês de julho. O “Circuito de Palestras 2012” contemplará os 11 municípios do CT Caminhos do Sul de Minas, com uma palestra em cada localidade, com tema escolhido pelo município, nos meses de abril, maio e junho.
As ações do Programa PAT 2012 não param por ai. Um Portal e-commerce do Circuito Turístico será criado, destinado à divulgação e comercialização dos produtos de PAT e, em abril, terá início a segunda etapa do Mapeamento PAT, visando diagnosticar o cenário de produtos e produtores nos segmentos de Agronegócio, Conhecimento e Tecnologia, dos 11 municípios que integram o CTCSM.
No Seminário também foram apresentadas as ações do Programa PAT realizadas em 2011: – Palestra de Motivação realizada no lançamento do Programa; – SEBRAE em Ação; – Workshop Lei Geral; – Circuito de Palestras CTCSM; – Curso Elaboração de Projetos; – Palestras para os Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs); – Oficinas de Planejamento. 1.481 pessoas, dos 11 municípios do CTCSM, foram contempladas.
O Programa PAT 2011 também promoveu a participação de associados CTCSM no Salão Nacional de Turismo, realizado na capital São Paulo, e na Missão Técnica Serra Gaúcha – Gramado e Bento Gonçalves. Duas edições do “Mercado Caminhos do Sul de Minas” foram especialmente promovidas pelo Programa PAT: uma no Projeto Escadaria, em Belo Horizonte; e outra na Feira Regional Industrial, Comercial e de Turismo de Itajubá (FRICI).
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica