A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu uma comitiva da Universidade de Desdren, na Alemanha, uma das universidades européias com as quais a instituição itajubense mantém acordos de desenvolvimento de recursos humanos. Formada pelo reitor de Desdren, professor Hermann Kokenge, e pelo professor Horst Lazarek, da Faculdade de Informática da instituição alemã, a comitiva visitou primeiramente a fábrica do grupo Mahle e em reunião com a diretoria tratou sobre o Programa de Cooperação Conjunta entre Universidades. Já na UNIFEI, Kokenge e Lazarek, se reuniram com o reitor, professor Renato Nunes e demais lideranças acadêmicas da UNIFEI, para tratar de planos de Cooperação Técnico-Científica, Centro de Inovação Tecnológica e Cooperação Tri-Lateral Alemanha, Brasil e África.
O principal objetivo da visita foi centrado na possibilidade de um acordo entre UNIFEI, Desdren, Fundação Herbert Quandt e Fundação Mahle, com objetivo de dar continuidade ao programa de desenvolvimento de recursos humanos – treinamento de alunos de graduação e pós-graduação, formando profissionais com experiência de intercâmbio. Outro objetivo foi focado no estabelecimento de acordos de cooperação técnico-científica e de duplo diploma entre as universidades.
Desdren e África, por meio da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, já desenvolvem trabalhos de cooperação de formação de recursos humanos através de intercâmbios. Por questões práticas como a linha científico-tecnológica seguida e pelo compartilhamento da língua portuguesa, Desdren convidou a UNIFEI para participar de um programa de Cooperação Trilateral, junto ao Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD – órgão de fomento de programas técnico-científicos) e a Universidade Pedagógica de Maputo, visando a formação de recursos humanos nos três países.
Fonte: UNIFEI