Em entrevista ao Conexão Itajubá desta quinta-feira (27) o vencedor do prêmio Jovem Cientista deste ano, Rodrigo Gonçalves Dias, falou sobre sua carreira e a pesquisa que lhe rendeu o referido prêmio.
Rodrigo começou como aluno de Educação Física na Unicamp. Após conhecer o laboratório de biologia da faculdade começou a se interessar pela área de pesquisa cardiológica.
Com doutorado em biologia funcional e molecular no Instituto do Coração em SP, foi o responsável pelo estudo de um gene que, isolado, foi possível constatar a sua interferência em alterações cardíacas, ou seja, alterações genéticas que podem interferir no desempenho do atleta.
Foi a partir dessa descoberta que começou a dar ênfase nos estudos de sua pesquisa em genética e esporte. Com o desenvolvimento da recente pesquisa foi possível descobrir quais genes são estimulados ao se fazer exercício físico e as alterações no organismo de cada atleta.
Para o futuro poderá se ter um diagnostico antecipado sobre as consequências de atividades físicas para cada individuo especificamente.
Rodrigo diz que a emoção ao receber o prêmio foi algo indescritível, e aconselha a todos os jovens que estão iniciando em carreiras profissionais a se dedicarem o máximo a alcançar seus objetivos.
Assista ao vídeo com a entrevista completa.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM