Temos visto um burburinho muito grande sobre o uso das chamadas canetinhas emagrecedoras, medicamentos que incluem o mais popular Ozempic e outros como Wegovy, Saxenda e Victoza.
Estes medicamentos foram originalmente desenvolvidos para ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar seus níveis de açúcar no sangue, mas mais tarde foram considerados eficazes na perda de peso.
São chamados de medicamentos análogos ao GLP-1, com princípio ativo a Semaglutina, que funcionam, em parte, diminuindo a rapidez com que os alimentos passam pelo estômago, fazendo com que as pessoas se sintam saciadas por mais tempo.
O Ozempic (e afins) funcionam imitando um hormônio que ocorre naturalmente. À medida que os níveis hormonais aumentam, as moléculas vão para o cérebro e te informam que você está satisfeito. Também retarda a digestão, aumentando o tempo que leva para os alimentos saírem do corpo. Isso é semelhante ao efeito da cirurgia bariátrica.
As vantagens das canetas para emagrecer
É fato que temos uma verdadeira epidemia de pessoas acima do peso, com números alarmantes de obesos.
Durante anos, as pessoas tentaram todos os tipos de métodos e medicamentos em busca da solução perfeita para perder peso. E a solução para todos esses problemas parece ter sido encontrada:
As canetas emagrecedoras fazem as pessoas perderem peso rápido!
E isso explica o seu enorme sucesso no mercado.
Mas será que isso não traz riscos?
Novos medicamentos e novos problemas com o uso do Ozempic e afins
Como são medicamentos muito novos, não sabemos de fato todos os riscos envolvidos em seu uso.
A princípio acreditava-se que os principais efeitos colaterais eram náuseas, vômitos e prisão de ventre. E isso era resolvido com o uso de outros medicamentos, um verdadeiro coquetel de remédios usados pelos pacientes.
Mas infelizmente os problemas não se resumem aos citados acima. Novas pesquisas estão sendo conduzidas para determinar se a perda de peso, devido ao uso dos medicamentos injetáveis, poderiam trazer maiores riscos aos pacientes.
Um estudo recente (publicada no JAMA – Journal of the American Medical Association) sugere que pessoas que fizeram uso de medicamentos incluindo Wegovy, Ozempic, Saxenda e Victoza, podem correr maior risco de problemas digestivos graves, como paralisia estomacal, pancreatite e obstruções intestinais, em comparação com aqueles que tomam outros tipos de peso. medicamentos para perda.
Os pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica encontraram que apenas 1% dos pacientes que fizeram uso das canetinhas emagrecedoras podem sofrer paralisia estomacal. O problema é que milhões de pessoas estão recorrendo ao uso destes medicamentos e assim muitas pessoas podem sofrer estes distúrbios. Além disso, este número de 1% parece ser baixo, mas isso se torna de fato um problema quando acontece de fato com você ou com uma pessoa próxima a você, pois isso deixa de ser apenas uma estatística.
A própria bula dos medicamentos alertam sobre uma série de efeitos colaterais graves, incluindo inflamação do pâncreas, problemas de vesícula biliar, intestinos bloqueados, problemas renais, reações alérgicas graves, aumento da frequência cardíaca, pensamentos suicidas e alterações na visão ou pessoas que também tem diabetes.
Os rótulos também indicam que os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos e prisão de ventre. Eles também alertam fortemente as pessoas com histórico de certos tipos de câncer hereditário de tireoide contra o uso de medicamentos.
Infelizmente tudo que vem fácil, vai fácil
Um estudo de 2022 descobriu que, uma vez que os pacientes abandonam a medicação, a recuperação média do ganho de peso é de, alarmantes, mais de 60% do peso total perdido.
A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e do Wegovy, disse em um comunicado: “Não é de surpreender que os pacientes recuperem o peso quando param de tomar o medicamento. A obesidade é uma doença crônica que requer tratamento a longo prazo, assim como a pressão alta ou o colesterol alto.” Será que o interesse deles é que você perca peso de forma sustentável ou continue usando o medicamento pela vida toda?
Mas será que a natureza pode oferecer algo parecido com as canetas de emagrecimento?
A resposta encontrada estava numa pimenta!
O Capsicum frutescens é a planta que dá origem a pimentas como a dedo-de-moça e a malagueta. Seu extrato, obtido a partir das sementes, é rico em capsaicina, um composto bioativo conhecido por suas propriedades termogênicas e metabólicas.
Por possuir o funcionamento semelhante ao Ozempic (e afins) o Akkermat está sendo chamado de Semaglutina like, já que reduz a fome ao estimular a saciedade devido ao aumento da liberação de estimular a GLP-1, hormônio que regula a glicemia e a saciedade; porém sem causar os efeitos colaterais das canetas emagrecedoras.
As outras vantagens do uso do Akkermat são:
Aceleração do Metabolismo: A capsaicina presente no extrato de Capsicum frutescens tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, impulsionando assim o metabolismo. Isso significa que seu corpo queima mais calorias, mesmo em repouso, tornando a perda de peso mais eficiente.
Supressão do Apetite: Além de acelerar o metabolismo, a capsaicina também atua como um supressor natural do apetite. O consumo regular do emagrecedor em cápsulas com esse extrato pode auxiliar na redução da ingestão de calorias, contribuindo para um déficit calórico saudável.
Oxidação de Gorduras: A capsaicina tem a capacidade de ativar enzimas que participam da oxidação das gorduras. Isso significa que o corpo é mais eficiente na queima de gordura, especialmente durante a prática de atividades físicas.
Estímulo à Energia e Resistência: Muitas pessoas enfrentam a fadiga durante o processo de perda de peso. O extrato de Capsicum frutescens pode ajudar a combater esse cansaço, proporcionando um estímulo à energia e resistência, o que é crucial para a manutenção de uma rotina de exercícios consistente.
Auxílio na Redução da Gordura Abdominal: A capsaicina tem sido associada à redução da gordura visceral, especialmente aquela localizada na região abdominal. Isso não apenas contribui para uma estética mais agradável, mas também está relacionado a benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares.
Akkermat traz resultado tão rápido quanto o Ozempic (e afins)?
Infelizmente precisamos ser transparentes e dizer que não!
Mas ele não prejudica outros aspectos de sua saúde para perder peso, custe o que custar (inclusive sua saúde).
Converse com seu médico, estude as recentes pesquisas, se informe e tome uma decisão consciente.
Eu e minha equipe também estamos disponíveis na Farmácia Sempre Viva para orientar e ajudar a encontrar um melhor caminho. Whatsapp atendimento Sempre Viva – (35) 98856-4673.