• Agenda Agenda
  • Artigos Artigos
  • Painel de Empregos Painel de empregos
  • Telefones Úteis Telefone Úteis
  • Podcast Podcasts
  • Busca Busca
  • Nosso Site
    • Quem somos
    • Conexão na Panorama
    • Mural de recados
    • Fale conosco
  • A Cidade
    • História
    • Dados demográficos
    • Fotos
    • Vale a pena visitar
  • Oportunidades
    • Outras ofertas
    • Envie sua oferta
  • Parceiros
    • Reclamações Procon
    • TamanduáTI
Buscar no Conexão Itajubá
  • Home
  • Artigos Do Divino que há em nós
  • Hoje é dia de alegria e de saudade

Hoje é dia de alegria e de saudade

Publicado por Dra. Graça Mota Figueiredo em 31/03/2023

Dia 25 de março desse ano de 2023, ao fim da 8 Conferência Municipal de Saúde de Itajubá, Cuidados Paliativos e Saúde Mental foram os grandes ganhadores.

Anfiteatro da FMIt cheio, pessoas discutindo propostas de saúde para o município com ardor, e eis que um longo período de luta tem o seu desfecho.

Um grupo coeso de profissionais e usuários do SUS elege Cuidados Paliativos como projeto de saúde necessário e fundamental para a cidade.

Agora vem por aí a defesa da ideia na 10 Conferência Estadual e, por fim, na 17 Conferência Nacional.

Temos uma enorme esperança de que seja aprovada nas duas instâncias e que logo o Projeto de transforme em Programa de Cuidados Paliativos para Itajubá!

Então, é claro, é dia de grande alegria. Mas é dia de gratidão e de saudade também.

Gratidão a todos que se empenharam e apoiaram desde sempre essa luta, desde a Dra. Christina Grieger e Dr. Kleber Gomes na FMIt, a Unimed, até o Prefeito Christian Gonçalves, Vice Prefeito e Secretário da Saúde Dr. Nilo Baracho, Presidente da Câmara Sr. Marcelo Krauss, Vereadora Enfa. Rita, e tantos outros com igual importância ao longo do tempo.

Mas a gratidão temperada de saudade é toda para o meu marido, o saudoso Professor Marco Tullio. 

Marco fez de Itajubá, desde que chegamos em 2009, sua cidade do coração. Lembro-me que ele dizia com frequência nas suas palestras pelo Brasil todo: “Eu sou o mais novo itajubense de nascença!” 

Aqui continuamos a luta, ele com os pacientes, eu com os alunos. Aos poucos os Cuidados Paliativos (CP) foram sendo conhecidos e valorizados. A mídia sempre nos deu espaço farto (até hoje escrevo regularmente em dois jornais da cidade).

Aos poucos a cidade foi conhecendo e se sensibilizando para com a importância dos CP na doença e na morte, como alívio para o doente e apoio para a família que sofre.

A Prefeitura foi sensível desde sempre a essa necessidade, e em plena pandemia o Secretário da Saúde apoiou a abertura do primeiro Ambulatório de Luto para a população, do país, com a atuação dos alunos de quinto e sexto anos da FMIt. Com a criação do EMAD no município, embora os pacientes acompanhados não estejam todos em Cuidados Paliativos, a população tem uma visão precisa de como se leva conforto aos doentes e às famílias que cuidam.

O caminho foi longo, o apoio foi grande, e estamos hoje onde a população mais precisa.

O país envelhece rapidamente, as doenças crônicas se acumulam, crianças sofrem com doenças mortais, a vida enfrenta riscos de toda ordem, a dor das famílias precisa ser cuidada. 

A morte é inevitável, sabemos disso por menos que gostemos de nos lembrar, mas ela pode e deve ser cercada de cuidados de toda ordem que devolvem a qualidade de vida ao doente até o fim, e a paz às famílias bem amparadas pelos Cuidados Paliativos.

Hoje eu nada peço, apenas agradeço a essa cidade, que é minha por nascimento, pela oportunidade de servi-la com o melhor da minha competência. E agradeço especialmente, com a minha alma repleta de carinho, a todos aqueles que me apoiaram, me deram forças e me ensinaram a como cumprir melhor a minha missão!

Compartilhar

Artigos Relacionados

03/05/2025

Ainda as Escolas de Medicina


Leia mais
12/04/2025

Suicídio, esse fantasma assustador


Leia mais
22/03/2025

A morte solitária


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

logo

Conexão Itajubá

  • Quem somos
  • Agenda
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Conexão Itajubá
  • Quem somos
  • Notícias
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Anuncie
  • Assine o newsletter
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Privacidade e Termos
  • youtube
  • spotify
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • instagram
©2005-2023 CONEXÃO ITAJUBÁ - Hospedado por Tamanduá Ti
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de Empregos
  • Telefones Úteis