Dizem que construir uma empresa é como ter um filho. Exige tempo e dedicação. Imagine, então, realizar o sonho da maternidade e o de criar o próprio negócio, quase que ao tempo!
Foi o que aconteceu com Ariane Cristina Gomes Juvêncio, 35 anos, de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. Há 10 anos, nascia Miguel, o primeiro e único filho, e também a empresa ‘Madame Capricho’, loja online de produtos decorativos e de artesanato. Eles nasceram quase juntos e continuam crescendo, lado a lado. Desde então, tornaram-se motivos de orgulho e o propósito da vida de Ariane.
Maternidade
O Miguel nasceu primeiro, enquanto Ariane ainda era funcionária de uma empresa do ramo de telecomunicações, de Santa Rita do Sapucaí, cidade que pertence ao Vale da Eletrônica.
“Naquela época, eu tinha ótimos benefícios, estrutura para trabalhar, horários flexíveis e gostava muito do que fazia. Mesmo assim, eu já fazia artesanato nas horas vagas e vendia para os colegas da empresa. Eu já tinha amor pelos meus produtos e um desejo enorme de comandar a minha própria empresa,” relembra.
Ao retornar da licença maternidade, ela soube que a empresa tinha sido vendida para um grupo multinacional e, poucos meses depois, veio a demissão. Neste momento, Ariane percebeu a chance de concretizar o sonho de começar o próprio negócio. Assim nasceu a ‘Madame Capricho’.
“A primeira coisa que fiz foi ir até uma loja de MDF, e fazer uma compra grande. Depois montei um plano de vendas e criei os produtos para o novo negócio, os primeiros foram kits de cozinha,” conta Ariane.
Crescimento
O negócio foi crescendo e demonstrou a necessidade de mudanças. Em 2017, a ‘Madame Capricho’ passou por uma reformulação e decidiu abrir outra loja online para vender quadros decorativos. Mais tarde, estes produtos tornaram-se mais rentáveis e hoje são a exclusividade da empresa.
Ariane conciliava os cuidados com o filho, e ainda conseguiu tempo para investir em educação. Neste período, fez duas faculdades, Ciências Contábeis e Designer de interiores, e dois MBAs – Gestão Comercial e Marketing e Gestão Empresarial.
Nova Fase: de MEI para EPP
Com mais de mil opções de produtos em diferentes plataformas digitais, como Mercado Livre e Elo 7, a empresa passou de 30 para 150 vendas por mês, desde o início da pandemia.
“Acredito que o maior número de pessoas em casa, comprando pela internet, impactou nos resultados e acelerou o crescimento da minha empresa”, comenta.
Com tais resultados, a ‘Madame Capricho’ triplicou o faturamento. Por conta disso, Ariane teve que deixar de ser Microempreendedora Individual (MEI), e passar a ter uma Microempresa, na virada de dezembro para janeiro de 2021. E não para por aí, a empresa já se prepara para uma nova fase, a transição para Empresa de Pequeno Porte (EPP), que deve acontecer no mês de maio.
“Às vezes, minha ficha demora pra cair. Hoje tenho certeza de que ser mãe me deu mais forças e maturidade para conquistar o meu sonho. E é bom saber que esta jornada impactou a vida do meu filho, deu a possibilidade de fazer coisas que não vivi na minha infância, como almoçar juntos e levar à escola. Além do exemplo de trabalho, que estou dando pra ele,” conclui.
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