Quando nossa filha Bruna Teresa veio ao mundo, há 42 anos, percebemos de imediato, eu e Célia Regina, que fomos abençoados, não somente por ter recebido um presente tão especial, mas principalmente pelo fato de nunca termos sentido nenhuma preocupação ou tristeza por isso.
Nossa aceitação foi plena, nossa fé nunca nos deixou sentir medo ou apreensão com relação ao futuro dela. Nunca a escondemos do mundo, criamos e a educamos de maneira mais normal possível, sempre cercada de muitos parentes e amigos. Estudou em escolas regulares, buscamos sempre seu desenvolvimento social, permitindo-a viver todas experiencias para seu amadurecimento pessoal e emocional. Quando as mães de bebês nos procuram assustadas desejando informações sobre a T21, antes de qualquer informação técnica, pondero o seguinte: – O importante é você saber que seu filho com T21 vai trazer muitas alegrias e felicidades para você e sua família, você vai aprender muito com ele, e com certeza também poderá fazê-lo muito feliz.
A vinda de um filho com T21 deve ser vista com alegria, otimismo, positividade, dedicação, aprendizado, esperança, renovação e resiliência, uma oportunidade única de evoluirmos como pessoas. A principal alavanca para a felicidade de um filho com T21 será sempre a nossa postura, a forma que iremos enfrentar a situação, e naturalmente oferecer oportunidades corretas para seu desenvolvimento. Não se preocupe excessivamente com as questões diretas da T21, aproveite e curta muito sua vida com seu filho T21.
Nestes mais de quarenta anos convivendo com familiares, adolescentes e jovens com T21 observamos que muitos que atingiram um bom desenvolvimento e amadurecimento emocional pertencem ao grupo de famílias que vivenciaram com mais naturalidade a vinda do filho com T21. Sabemos que não é fácil e que não devemos julgar, cada pai ou mãe tem seu jeito de ser, sua história, cultura familiar, suas crenças e dificuldades, mas é importante passarmos nossas vivencias visando a felicidade de todas as pessoas com T21.
Tomás André dos Santos
Pai da Bruna Teresa e fundador do Felicidade Down T21
@felicidadedownt21