Na sexta-feira, dia 11 de maio, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), recebeu a visita de representantes da Diretoria de Inovação da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel). Com sede instalada no Quartel General do Exército, em Brasília – DF, a empresa possui cinco unidades de produção em Itajubá – MG, Juiz de Fora – MG, Magé – RJ, Rio de Janeiro – RJ e Piquete – SP e fabrica armas, munições e explosivos, além de outros itens e equipamentos importantes destinados às áreas de Defesa e Segurança.
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei, por meio do seu diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial, professor Carlos Henrique Pereira Mello, e de seu coordenador de Fomento de P&D, Alessandro Augusto Nunes Campos, acompanhou toda a visita, que começou na Reitoria, com a apresentação do vídeo institucional e de informações sobre os campi da Unifei de Itajubá e de Itabira, seus cursos e projetos, contando com a presença do vice-reitor, Marcel Fernando da Costa Parentoni.
Também acompanharam a visita os representantes da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal; Maria Sircia de Sousa, diretora do Departamento de Indústria e Comércio e Gisele Paz Lima e Alves, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia.
Segundo o professor Carlos Mello, os visitantes, que estavam iniciando uma série de visitas à Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s), escolheram a Unifei para iniciar as visitações. “A Imbel procura ICT’s que tenham competência na área de design em polímero, e que tenham interesse em firmar parceria para desenvolver um estudo ergonômico da empunhadura para um novo modelo de pistola que está em desenvolvimento na indústria. Além disso, a Indústria procura instituições que desenvolvam projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas de comunicações e eletrônica, química (explosivos e propelentes) e metal mecânica (armamento leve e munições de grosso calibre)”, explicou o professor.
De acordo com o coronel Wagner Brasil, chefe da Diretoria de Inovação da Imbel, as visitas aos ICT’s têm como objetivo vislumbrar parcerias tecnológicas. “Quando tivermos barreiras tecnológicas nos projetos de inovação futuramente, poderemos contar com esses parceiros. Esperamos que, em um futuro breve, possamos fazer parcerias com a Unifei”, disse o coronel.
Após a visita à Reitoria, os representantes da Imbel acompanharam a apresentação do Programa Seis Sigma, feita pelo professor Pedro Paulo Balestrassi, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). Na sequência, visitaram o Laboratório de Processamento e Caracterização de Materiais e o de Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos, nos quais foram acompanhados, respectivamente, pelos professores Geovani Rodrigues e Leonardo Kabayama, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).
Na parte da manhã, eles ainda visitaram o Laboratório de Manufatura Avançada e Ergonomia e o de Simulação, contando com a assessoria dos professores Paulo Henrique Campos e Rafael Miranda, ambos do IEPG. Em seguida, os visitantes acompanharam a apresentação do Processo Lean Manufacturing, feita pelo professor José Antônio Queiroz, também do mesmo Instituto.
À tarde, os representantes da Imbel visitaram o Laboratório de Caracterização Estrutural, acompanhados do professor Geovani Rodrigues, e por fim, o Núcleo de Tecnologia de Compósitos, dirigido pelo professor Antônio Carlos Ancelotti Junior, do IEM.
Os visitantes puderam conhecer um pouco sobre as competências da Unifei em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, visando atender às demandas da empresa. Ao final da visita, ficou acertado entre os representantes da Imbel e o professor Carlos Mello, da Proex, que seria mantido contato com a Unifei para comunicar quais demandas têm potencial para viabilizar acordos entre as partes na realização de projetos conjuntos.
Fonte: Secom Unifei