No dia 1º de dezembro, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Edson da Costa Bortoni, recebeu a visita do presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Carlos Eduardo Tavares de Castro, e de sua equipe, composta por Clóvis Horta, chefe de Gabinete da Presidência; Paulo Fernandes, superintendente de Negócios da Unidade Sul; Egonn Silva, gerente regional da Unidade Sul, e Tales Augusto de Noronha Mota, engenheiro que atua na subunidade de Itajubá.
O objetivo foi discutir a possibilidade de parcerias em projetos de interesse comum entre as duas instituições. Inicialmente, os visitantes foram recebidos na Reitoria da UNIFEI, onde participaram de uma apresentação feita pela professora Michelle Simões Reboita sobre diversas atividades desenvolvidas pelo Instituto de Recursos Naturais (IRN), como o sistema de monitoramento do Rio Sapucaí, entre outras.
Também estiveram presentes os professores Guilherme Sousa Bastos, pró-reitor de Extensão; Marcelo de Paula Corrêa, diretor do IRN; os docentes aposentados Afonso Henriques Moreira Santos, Augusto Nelson Carvalho Viana; o professor licenciado da UNIFEI Alexandre Augusto Moreira Santos, atual prefeito de Itamonte – MG, e o engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio.
Após a passagem pela Reitoria, a comitiva seguiu para o bloco M3, onde se localizam a direção, alguns dos laboratórios e unidades do IRN, como o Centro de Estudos e Previsão de Tempo e Clima de Minas Gerais (CEPreMG), no qual pode conhecer as atividades realizadas pelos professores Benedito Cláudio da Silva e Enrique Vieira Mattos e pelos pesquisadores que estão sob sua coordenação.
Os visitantes foram ainda recebidos pelas professoras Ana Paula Moni Silva e Márcia Viana Lisboa Martins e pelo docente aposentado Geraldo Lúcio Tiago Filho, no bloco L8, onde se encontram gabinetes de docentes e laboratórios didáticos do IRN. A comitiva pôde obter informações sobre a atuação desses professores na criação e condução do curso de Engenharia Hídrica na Universidade.
A comitiva passou também pelos blocos L4 e L3, onde se encontram o Laboratório Hidromecânico para Pequenas Centrais Hidrelétricas (LHPCH) e o Laboratório de Etiquetagem de Bombas (LEB), no qual foram recebidos pelo professor Roberto Alves de Almeida e conheceram atividades realizadas e serviços prestados pela UNIFEI à comunidade externa, como ensaio de bombas hidráulicas, entre outros, além de projetos desenvolvidos pelo Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (NEIRU).
Por fim, os visitantes estiveram no auditório do bloco L8, onde as professoras Ana Moni e Márcia Viana apresentaram detalhes sobre o Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica (MPEH), que teve início em 2017, contando com uma equipe de 20 docentes e cerca de 20 dissertações de mestrado produzidas nas áreas de concentração de Geração Hidrelétrica e de Gestão de Sistemas Hídricos.
Na oportunidade, as docentes do IRN comentaram sobre as características do MPEH, como o ensino híbrido, composto por aulas síncronas e no período noturno; os estudos dirigidos e o desenvolvimento de pesquisas e projetos para atender demandas específicas de empresas e outros clientes, como os realizados pelo NEIRU. Elas também falaram sobre a atuação dos membros do corpo docente no mestrado, entre os quais estão professores com experiências de mercado.
Após as considerações sobre o MPEH, os visitantes acompanharam apresentações de ex-alunos da UNIFEI graduados em Engenharia Hídrica e que trabalham em instituições de ensino, empresas já consolidadas e startups, que podem atuar como parceiras da COPASA a partir das atividades que desenvolvem: Leopoldo Humberto Ribeiro Júnior, coordenador do Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário de Itajubá (FEPI) – que, na ocasião, estava acompanhado pelo professor João Éderson Corrêa, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FEPI; Roberto de Mattos, diretor técnico da Fundação Rogê, de Delfim Moreira – MG; Marlene Nazaré Ribeiro, da empresa IX Estudos e Projetos; Vitor Pamplona, da RTL Rennosonic Tecnologia, e Denis de Souza Silva, da DAC Engenharia.
Os professores aposentados Geraldo Lúcio Tiago Filho e Augusto Nelson Carvalho Viana também falaram das empresas em que atuam no momento, como a S.O.ESCO Ensaios, oferecendo possibilidades de parcerias com a COPASA.
Ao final da visita, o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, agradeceu aos docentes do IRN pela disponibilidade em receber sua equipe e pelas apresentações feitas e ao professor Afonso Henriques pela organização de toda a visita na UNIFEI. Ele disse que há um compromisso da Companhia de Saneamento de Minas Gerais em se modernizar e que ela tem interesse em manter contato com as empresas e entidades que se apresentaram, bem como com outras que fazem parte da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) para o desenvolvimento de parcerias em atividades afins.